Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Câmara de Aratuba em Festa

Sessão Solene marcará a noite do dia 30 de abril. 

A Câmara de Aratuba realiza nesta terça-feira, 30, sessão especial para a entrega do título de cidadão honorário ao senhor Aristides Agostinho, um homem simples do meio do povo que já contribuiu significativamente para o desenvolvimento arquitetônico de Aratuba, outro homenageado da noite será o historiador Gildo Gomes que receberá uma Menção Honrosa por seus registros históricos em Aratuba.

Na pauta da solenidade consta ainda uma homenagem aos índios de Aratuba e a inauguração da Praça Digital do Legislativo.    

A sessão especial deverá contar com a presença dos vereadores da casa, além de outras autoridades políticas, representantes dos povos indígenas e populares. Durante todo o dia acontece uma exposição indígena nas dependências do Legislativo, e após o encerramento dos trabalhos será servido um jantar para todos os presentes. 

Master Aratuba empata em casa

Com o empate a seleção segue como segundo colocado no grupo A da Copa Cearense Master 2013.


O jogo contra Antônio Diogo mostrou uma defesa segura, sendo que a atuação dos jogadores nos primeiros 40 minutos  dentro de campo foi a melhor da temporada. Aos 23 minutos do primeiro tempo em uma cobrança de falta a Seleção Master de Aratuba abriu o placar com um gol do zagueiro Luiz Carlos.
O time dominou o primeiro tempo e aos 33 minutos o atacante Edinardo, acreditou em uma oportunidade que tecnicamente parecia perdida, e fez um golaço de bicicleta levando a torcida ao delírio. No final do primeiro tempo um lance duvidoso levou arbitro e bandeirinha a darem o primeiro gol a favor da Seleção de Antônio Diogo.

Já no segundo tempo a Seleção Master de Aratuba não teve uma boa atuação em campo, faltando aos atacantes concluírem jogadas de gols, o que favoreceu o time rival a buscar o empate em uma falha de marcação.

“Nossos veteranos podiam ter jogado melhor, já que estavam em casa e podiam dar o primeiro passo para a tão sonhada classificação, já que os dois jogos em casa era de suma importância para a equipe. Mesmo assim continuou acreditando neles, no potencial e compromisso que cada um tem dentro de campo”, disse Junior.


Já o presidente da Associação da Juventude de Aratuba, Joerly Victor, acredita na classificação da equipe, sendo que os próximos jogos serão decisivos para a seleção. “Acredito neles e estarei ao lado dos veteranos independente de qualquer resultado, pois a maior vitória já conseguimos, quando buscamos apoio junto aos nossos parceiros e devolvemos o direito dos veteranos de Aratuba voltarem a sonhar com a conquista de um título estadual”, afirmou Joerly.

PATROCÍNIO OFICIAL: Secretário de Estado e Presidente do Ceará Esporte Clube, Evandro Leitão, vereadora Julina Guedes, os empresários Pedro Elder e Beto da Marés.

domingo, 28 de abril de 2013

Aratuba: Jovens quadrilheiros começam a se preparar para os Festejos Juninos

Juventude se reúne e promete revolucionar as festas juninas de Aratuba e Região do Maciço de Baturité.

O mês de junho é marcado pelas danças e festas típicas do período de São João. 

Em Aratuba, muitos jovens se dedicam integralmente para ensaiar e apresentar quadrilhas em festivais que acontece no próprio município e nas cidades do Maciço de Baturité.

Uma delas, a FOGUEIRA NORDESTINA vem da Associação da Juventude de Aratuba - AJA, onde um grupo de voluntários se prepara durante seis meses para as apresentações, segundo o coordenador Joerly Victor. Nesse período, processos como a criação do design das indumentárias, ensaio dos passos e arrecadação de verbas para custear as despesas, passa a fazer parte da rotina diária dos quadrilheiros.

Segundo os integrantes do grupo, a dança já faz parte da vida deles. "Aqui, é um local onde fico com os meus amigos e consigo rir, me distrair", declarou Luan.

Neste final de semana os jovens se mobilizaram em uma gincana para levantar recursos financeiros, aconteceu venda de manca do amor em lugares estratégicos da cidade, uma mega feijoada no Bar do Zinebra e uma super blitz com direito a personagens caracterizados, e batucadas em todas as ruas da cidade. 

A Fogueira Nordestina começou a se preparar em janeiro, serão seis duros meses de árduo trabalho. Os ensaios tem sido quase que diariamente  esse ano a quadrilha conta com um profissional gabaritado que soma em seu currículo longos alunos de experiência em festivais juninos.

“Estamos executando nossa missão junto a juventude de Aratuba, é nossa preocupação acolher e agregar estes jovens que buscam apoio e acreditam que juntos podemos muito, eu praticamente vivo o sonho deles, é muito bom a sensação do dever comprido, e é isso que nossa equipe tem feito, buscado parceiros fortes e atuantes que acreditam no potencial desses jovens. 

Esse ano promoveremos uma revolução nas festividades juninas, oferecendo no que diz respeito nossas apresentações”, disse Joerly.

O quadrilheiro afirmou ainda que o grupo junino tem muitas cartas na manga que será revelada a cada apresentação. “Nossa equipe é composta por pessoas muito dedicadas, além do povo de Aratuba estamos contratando patrocinadores que passaram a acreditar e amar esses jovens por conhecerem o trabalho atuante da AJA”, acrescentou.   

Marcos Kerlan na 60 ª Edição do Destaque de Domingo

Marcos Kerlan é Agente de Endemias na cidade de Aratuba.


Marcos Kerlan Barros Barbosa nasceu no dia 27 de abril de 1992, filho da servidora pública Maria Marilene Barros Ferreira e de Francisco Barbosa Ferreira. Natural de Aratuba – CE, estudou na escola estadual José Joacy Pereira e atualmente é Agente de Endemias da Prefeitura Municipal de Aratuba.

“Estou em um compromisso sério com uma pessoa de Deus, chamada Daniela, sou muito centrado no que faço e como jovem temente a Deus, procuro cada dia fazer a vontade do Criador, quero fazer uma faculdade e vencer na vida”, disse Marcos.

“Hoje estou contribuindo com minha cidade como Agente de Endemias, é muito gratificante ter este contato direto com as pessoas, poder orientá-las no combate a dengue e outros doenças transmitidas por animais e insetos” afirmou Marcos.  

sábado, 27 de abril de 2013

Fábrica da DelRio poderá ser instalada em Canindé

Celso Crisóstomo busca geração de renda para fortalecer a economia local.

Na tarde de quinta-feira, 25, o prefeito Celso Crisóstomo recebeu, em audiência, representantes da fábrica DelRio. O chefe do executivo municipal e os empreendedores debateram a instalação de uma unidade da empresa em Canindé. A iniciativa deve gerar 200 empregos para os moradores do município.

Na reunião, Celso e os gestores da DelRio discutiram os termos de um protocolo de intenções de ambas as partes para a fixação da fábrica em Canindé. Com a contrapartida de benefícios fiscais e outros incentivos, os fabricantes se comprometeriam, além de gerar empregos, a promover formação continuada para os empregados, à contratação formal dos funcionários com todos os direitos trabalhistas, e ao estabelecimento de uma permanência mínima da fábrica na cidade, dentre outros.

Além dos representantes da DelRio, participaram da reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Fábia de Sales, e os vereadores Júlio César e Pedro Mirialdo, presidente da Câmara Municipal. Em maio, uma nova reunião deverá formalizar o acordo.

A DelRio é uma das três maiores fabricantes de lingerie do Brasil. Funcionando há mais de 40 anos, a empresa possui 11 unidades fabris e vende lingeries para todo o Brasil e diversos países da América do Sul.
Fonte e Foto: Prefeitura de Canindé

Direto da Redação - Sábado, 27 de abril de 2012



REIVINDICAÇÃO
Com a chegada da quadra chuvosa as estradas na zona rural ficam mais vulneráveis, em alguns trechos já quase não é possível trafegar. Caminhoneiros e populares pedem as autoridades competentes agilidade na solução do problema.

MASTER ARATUBA JOGA EM CASA NESTE SÁBADO
Na tarde deste sábado, a seleção Master de Aratuba joga em casa contra a seleção de Antônio Diogo. O Duelo de Gigantes acontece a partir das 15:45h, no estádio José Joacy Pereira.   

SESSÃO SOLENE
Acontecerá na próxima terça-feira, dia 30, uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Aratuba, na ocasião acontecerá à entrega do Titulo de Cidadania ao mestre Aristides, uma Menção Honrosa ao Historiador Gildo Gomes e uma Homenagem Especial aos Índios de Aratuba.  Após a Sessão será servido um jantar para os presentes, a Sessão é aberta para toda população.

HORA DE APAGAR AS VELINHAS
Quem comemora mais um ano de vida é o Agente de Combate as Endemias, Marcos Kerlar do município de Aratuba. E quem envia um parabéns todos especial é a diretoria da Associação dos Agentes de Controle das Endemias do Maciço de Baturité.

REUNIÃO DE PREFEITOS COM CAMILO SANTANA
A AMAB comunica que o Secretário Camilo Santana marcou a reunião com os prefeitos sobre o aterro regional, segunda-feira, às 11 horas, no seu gabinete.

UM ALÔ DA REDAÇÃO
O alô da redação desta sábado, 27 de abril de 2013, vai para os nossos leitores das cidades de Mulungu, Ocara, Canindé, Aratuba, e Quixadá.

APAREÇA NO ALÔ DA REDAÇÃO
Para participar no Alô da Redação basta apenas enviar e-mail paraaratubaonline@hotmail.com ou deixe uma mensagem no nosso mural do faceboock.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Aratuba aderi ao programa de aquisição de cisternas de placas

O investimento para a construção de uma cisterna de placas varia de região para região, mas a média é de R$ 1,6 mil.



Aconteceu na manhã da última quinta-feira, 25, no Centro de Treinamento da Paróquia a primeira reunião do CMDS de Aratuba, na ocasião representantes do Projeto São José, EMATERCE e movimento pela terra, associações comunitárias e outros órgãos estiveram presentes.  

Ivan Santos Netos, prefeito de Aratuba deu as boas vindas aos participantes aos participantes e se colocou a disposição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e disse acredita no potencial e na colaboração dos conselheiros.

Um dos primeiros projetos discutidos pelos novos conselheiros foi a aquisição de cisternas de placas para beneficiar as famílias carentes que ainda não receberam este benefício.   

No CMDS os vereadores Ivanir Senhor e Julina Guedes representam o legislativo aratubense.

“Este é um dos mais importantes conselhos do município, por aqui passam todos os projetos, cuja finalidade é beneficiar a população da nossa querida Aratuba, e a participação do legislativo, governo e sociedade civil organizada com direito a voz e voto fará a grande diferença” disse Julina Guedes.
  
Cisternas
A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva, onde a água que escorre do telhado da casa é captada pelas calhas e cai direto na cisterna, onde é armazenada. Com capacidade para 16 mil litros de água, a cisterna supre a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses. 

Dessa forma, o sistema de armazenamento por cisterna representa uma solução de acesso à água para a população rural de baixa renda do semiárido  brasileiro. Além da melhoria na qualidade da água consumida, a cisterna reduz o aparecimento de doenças em adultos e crianças.

Para a construção de cisternas no Semiárido, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) assinou termo de parceria com a Associação Programa 1 Milhão de Cisternas (AP1MC) e firma convênios anualmente com governos estaduais e municipais. Assim, o MDS libera também recursos para a formação das famílias para a convivência com o Semiárido e a mobilização e capacitação para gerir os recursos hídricos.

O investimento para a construção de uma cisterna de placas varia de região para região, mas a média é de R$ 1,6 mil. Cada cisterna construída recebe uma placa de identificação numerada e é também georeferenciada, permitindo sua exata localização espacial. Essa metodologia permite que, ao construir uma unidade, seja atualizado automaticamente o número de cisternas construídas pelo MDS.

Plantão Médico: O que é Herpes Labial?

É importante sabermos que a doença não tem cura, mas tem controle.



Uma doença muito comum em toda a população, que pode ser tratada pelo dentista. As feridas ocorrem por diversos fatores nas pessoas portadoras do vírus e não tem cura. É uma daquelas doenças que temos que esperar passar, mas o dentista hoje em dia pode ajudar muito, diagnosticando corretamente, diminuindo o tempo da ferida e o desconforto.

A lesão começa com uma coceira incômoda em alguma parte dos lábios, ou nos arredores. Logo, essa sensação é trocada por uma  ardência. Ao olhar no espelho, podemos ver uma pequena ferida vermelha, parecida com uma espinha. Em alguns casos, nas primeiras 24 horas, a ferida vai crescendo, até ficar com uma aparência grotesca, com micro-bolhas amareladas e casquinhas. Não tem como escapar. Precisa esperar de 7 a 14 dias para que o vírus cumpra seu ciclo e a ferida desaparece sem deixar rastros de que um dia esteve ali. 

O aparecimento da lesão está relacionada à vários fatores como a baixa imunidade, o trauma local, a falta de vitaminas, a má nutrição e a radiação solar. Quem já está acostumado com as lesões, sabe que ela quase sempre acompanha um resfriado ou uma gripe.

Existem algumas medicações anti-virais que podem acelerar o ciclo do VHS-I (Vírus Herpes Simples), fazendo com que a ferida desapareça antes dos 14 dias. O dentista está apto a prescrever esses medicamentos, sejam eles por via oral ou pomadas tópicas, que o paciente aplica sobre a lesão de 2 a 3 vezes ao dia. 

O portador do Vírus do Herpes Simples Recorrente deve saber que a lesão é extremamente contagiosa, principalmente na fase bolhosa (fase em que ela está em seu maior tamanho com mini bolhas que NÃO devem ser estouradas). Para evitar o contágio de outras pessoas deve-se evitar o beijo e ter seus próprios copos e talheres, em separado. Algumas pesquisas mostram que cerca de 80% da população mundial está infectada pelo vírus, mas nem todos manifestam a doença.

O dentista deve evitar fazer o atendimento de pacientes com a lesão ativa de Herpes para não se contaminar. Existem casos de Herpes Digital, onde profissionais da saúde se contaminaram no dedo por mexer com pacientes com lesão de Herpes ativa na boca. 

É importante sabermos que a doença não tem cura, mas tem controle. Ao perceber os primeiros sintomas, procure seu dentista para confirmar o diagnóstico e ser medicado adequadamente, seja com medicamentos por via oral, pomadas tópicas ou com uma somatória deles. 

Dr. Hellanyo Lemos - CRO 5154

Aniversário do Pequeno João Miguel - 2 anos

Dois anos de muito amor e conquistas



O tema da festa do João Miguel já dizia tudo, o maravilhoso mundo do cavalo, João é fascinado por animais, em especial o cavalo. Foi uma cerimônia reservada para familiares e alguns convidados íntimos, impressionante a quantidade de sorrisos que ele deu nessa noite, o amor que ele teve com todos, sempre ajudando os amiguinhos, foi uma coisa bacana de se ver.

A mamãe Louise e o papai Junior fizeram tudo com muito carinho, para homenagear o filhão e comemorar os dois anos de muitas alegrias e felicidades.

Quem fez falta na festa foi o tio Luiz Paulo, lutador de MMA e a tia Paulinha, Professora de Educação Física. 

CEARÁ CRESCE BRINCANDO - Especialização gratuita para professores

Especialização em docência na educação infantil é oferecida gratuitamente aos professores dos municípios.

Até o dia 30/04, próxima terça-feira, estão abertas as pré-inscrições para o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, destinado aos professores, coordenadores e diretores de creches e pré-escolas das redes municipais de ensino. Equipes de educação infantil das Secretarias Municipais de Educação (SME) do Estado do Ceará também podem se inscrever.  O Curso é uma parceria da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Estado do Ceará (UFC) com o Ministério da Educação (Secretaria de Educação Básica), aprovado pela Resolução Nº14/CPPG/CEPE/UFC, de 26 de junho de 2012.

Serão ofertadas 120 vagas na modalidade presencial, distribuídas nos polos de Fortaleza, Limoeiro do Norte e Quixadá. Rosimeire Costa, professora da Faculdade de Educação, afirmou que as inscrições para o polo de Fortaleza estão quase completas, no entanto os polos de Quixadá e Limoeiro do Norte ainda possuem muitas vagas abertas. Como sabemos que os municípios tem carência em formações nessa área, principalmente quando nos referimos a um curso de qualidade e gratuito, o CCB tem grande interesse em informar e incentivar que nossos educadores e outros professores dos municípios não percam essa oportunidade. 

Mais informações: (85)3366-7504




Geração de Renda

Jovens fazem inscrições para o Programa de Formação Cidadã e Agroecológica do Governo Federal.

Na manhã de quarta-feira, 24, aconteceu o encontro de sensibilização dos jovens canindeenses para o Programa de Formação Cidadã e Agroecológica com Geração de Renda para a Juventude Rural, da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Reunidos na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé, os jovens conheceram os princípios do programa e os procedimentos para participação. Mais de 50 pessoas fizeram sua pré-inscrição para os cursos do programa.

 Esses jovens saíram do encontro com a missão de sensibilizar outros jovens de suas comunidades e ampliar o número de pré-inscrições. O programa é destinado a pessoas entre 15 e 29 anos, que residam na zona rural ou que, mesmo residindo atualmente na zona urbana, desejam voltar a morar no campo.


O Programa de Formação Cidadã e Agroecológica com Geração de Renda para a Juventude Rural é executado, no Ceará, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com o objetivo de promover a inclusão produtiva da juventude rural através da formação cidadã baseada em preceitos agroecológicos. Em Canindé, a iniciativa conta com a parceria do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (Ematerce), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Prefeitura de Canindé.

Fonte: Prefeitura de Canindé  /  Foto: Everton Félix /  Canindé Notícias 

Aratuba: Carlos Eduardo será consagrado a Pastor


“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência”





O óleo é derramado em abundância sobre a cabeça do pastor. Ele escorre pelo rosto misturando-se com as lágrimas. É o reconhecimento de alguém que foi provado e aprovado.

No próximo sábado (27) às 19:00h, na Igreja de Cristo no Brasil em Aratuba  será realizada a consagração do Pastor Carlos Eduardo Castro da Silva.

Carlos Eduardo é natural de Aratuba, homem íntegro e de conduta irrepreensível, tem dedicado sua vida na obra missionária com a finalidade de acolher e cuidar e apascentar os fíes.

A cerimônia de consagração será realizada no templo sede, localizado na Rodovia Júlio Coacy Pereira, 119, Centro. 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Audiência Pública vai debater a estiagem em Aratuba



A Câmara Municipal de Aratuba, no Maciço de Baturité, realizará nesta sexta-feira (25) uma  audiência pública para debater e cobrar ações efetivas de enfrentamento à estiagem no município. O evento acontece as 9:3h na sede do Legislativo, que fica localizada na Rua Coronel Augusto Cordeiro, 539, Centro.

De acordo com os organizadores da audiência, são esperados vários participantes entre agricultores e representantes dos governos municipal e estadual, Sindicatos, EMATERCE, Projeto São José e Banco do Nordeste.

O objetivo da audiência pública é provocar o debate sobre o tema exposto, junto aos interessados, e encaminhar aos órgãos competentes solicitações oriundas da coletividade, sociedade civil, OGS e ONGS podem e devem participar.



quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aratuba: I Corrida da Amizade atrai multidão

I Corrida da Amizade atrai multidão com direito a carreata nas principais ruas de Aratuba.

Aconteceu na manhã do último domingo, no estádio José Joacy Pereira, na cidade de Aratuba a I CORRIDA DA AMIZADE entre os veteranos Murilo Alves e Zé Côco. O evento teve o apoio da Associação da Juventude de Aratuba- AJA e contou com a presença maciça das torcidas organizadas, do meio das torcidas ecoava-se os nomes dos atletas participantes da primeira edição da competição informal.

Suando a camisa e com uma larga folga nos primeiros 30 metros, Murilo Alves cruzou a linha de chegada e se consagrou o como primeiro campeão da I CORRIDA DA AMIZADE 2013.


Aos poucos a prática esportiva dos aratubenses vai ganhando outras formas e conquistando novos espaços, desde que se propôs a AJA se propôs ajudar os atletas aratubenses, percebe-se que a união entre os mesmos tem se fortalecida dia-a-dia. Tudo indica que a CORRIDA DA AMIZADE veio como mais uma alternativa de lazer e Entretenimento para os aratubenses nas manhãs de domingo.  

“O próximo desafio será domingo, dia 28, às 11:00hs entre os amigos Luiz Carlos e Iguatemi. Quem será o vencedor, compareça ao estádio José Joacy Pereira e confira o resultado em tempo real” disse Gedimar.  

ACOMPANHE O VÍDEO DA CORRIDA 

Agenda de Eventos:VAI TER FEIJOADA

Inconstitucional

Justiça suspende decisão que proibia MP de Contas de pedir informações diretamente a gestores.


Foi suspensa pela Justiça a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que proibia o Ministério Público de Contas (MPC) de pedir informações diretamente a gestores estaduais. Em decisão publicada nesta terça-feira, 23, o juiz da 2ª Vara Civil Pública de Fortaleza, Francisco Chagas Barreto Alves, considerou inconstitucional a norma do TCE, que obrigava ofícios do MPC a passarem previamente pelo crivo da Corte. 

Procurador da República Alessander Sales
“Possui o membro do MPC, como qualquer interessado, o direito legítimo de receber dos órgãos públicos as informações de interesse coletivo”, diz o juiz, citando como base a Lei de Acesso à Informação e o artigo 5º da Constituição Federal. A limitação vigorava desde 19 de fevereiro deste ano.

A suspensão foi provocada por ação popular movida por um grupo formado pelo procurador da República Alessander Sales, o promotor de Justiça Plácido Rios, o ex-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Cláudio Régis, e o bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson Cruz. O grupo agiu, segundo a ação, no sentido de “restabelecer a legalidade e os poderes de investigação do MPC”.

Polêmica

Com a decisão da Justiça, o procurador-geral de Contas do Estado, Gleydson Alexandre, voltará a ter o poder de oficiar diretamente órgãos da administração estadual. No início do ano, Gleydson se envolveu em polêmica com o governador Cid Gomes (PSB), após questionar o valor do cachê pago à cantora baiana Ivete Sangalo para a inauguração do Hospital Regional Norte, em Sobral.
Portal o Povo com informações da assessoria de imprensa do MPF-CE

Comitiva aratubense participa de audiência com Mauro Filho

O encontro foi pautado por várias solicitações.

O Secretário da Fazenda, Mauro Filho, recebeu na última segunda, 22, na sede da SEFAZ, os vereadores Jean Martins dos Santos (PSB) e Francisco Gerson Ferreira Castelo (PSD) e o prefeito de Aratuba, Ivan Santos Neto (PSB). Na pauta de assuntos estava o pedido de agilidade para a liberação da adutora da Região do Pai João, perfuração de poços profundos dentre outros assuntos.

Segundo informou Jean Martins, o encontro foi intermediado pelo próprio vereador que tem livre acesso ao gabinete do Secretário e que está audiência com Mauro Filho trará bons resultados para Aratuba, acrescentou.

Um assunto preocupante para todos os segmentos do município de Aratuba é o uso racional d’ água que já faz falta para muitas famílias aratubenses que enfrentam tempos difíceis por conta da estiagem.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Master Aratuba empata com Itapiúna

Aratuba segue em terceira posição no ranking da classificação geral do grupo A no Campeonato Cearense de Futebol Master 2013.


O Estádio José Joacy Pereira, em Aratuba, recebeu a terceira rodada do Campeonato Cearense de Futebol Master 2013, dessa vez os veteranos de Aratuba empataram com o placar de 1x1 com a seleção de veteranos da cidade de Itapiúna. Mas uma vez a arena do Estádio José Joacy Pereira ficou lotada.

A bola começou a rolar em campo com quinze minutos de atraso, ocasionado pela equipe visitante, o primeiro gol foi marcado em uma cobrança de falta pela Seleção de Itapiúna, e a bola continuou a rolar em campo, dez minutos depois o meia Edinardo em uma cobrança de pênalti buscou o empate para a equipe da casa, levando os torcedores ao delírio. 

  
“Faltou em nossa equipe finalização, porém nossos veteranos se esforçaram, dando o melhor deles dentro de campo. Acredito no potencial de cada um, e com determinação chegaremos à vitória”, disse Gedimar da Cruz (Junior), membro da diretoria da AJA.

A Equipe Master de Aratuba inaugurou seu novo terno, com um design moderno e de fácil visualização, contendo a marca de seus principais patrocinadores.

PATROCÍNIO OFICIAL: Secretário de Estado e Presidente do Ceará Esporte Clube, Evandro Leitão, vereadora Julina Guedes, os empresários Pedro Elder e Beto da Marés.

Transparência: Municípios devem se adequar à lei

Dados com gastos devem ser publicados, em tempo real, garantindo a divulgação da execução orçamentária e financeira em meios eletrônicos de acesso público.

Faltando pouco mais de um mês do prazo limite para que todos os municípios do País se adequem à Lei Complementar 131 de 2009, conhecida como Lei da Transparência, tanto as prefeituras cearenses como o próprio Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) ainda estão se adaptando para obedecer a essas diretrizes. Nem mesmo as prefeituras de maior porte, que já deveriam estar cumprindo a lei, ainda não conseguem publicar todos os dados sobre as gestões públicas.

O diretor geral do TCM, Juraci Muniz, diz que o Tribunal está passando por uma reestruturação para facilitar o acesso aos dados do Portal FOTO: WALESKA SANTIAGO

Até o dia 27 de maio deste ano, as cidades com menos de 50 mil habitantes já devem contar com um portal da transparência que dê conta das principais informações sobre a administração municipal. No Ceará, essa parcela responde por 151 dos 184 municípios. As cidades com mais de 100 mil habitantes já devem cumprir a lei desde 2010, enquanto as que possuem entre 50 e 100 mil tiveram até 2011 para se adequar.

Nesses portais, devem constar receitas, despesas, empenhos, licitações, relatórios de gestão fiscal e outros dados das prefeituras para assegurar que haja transparência na administração pública. Entretanto, apesar das orientações dos tribunais de contas, nem sempre os gestores conseguem publicar essas informações em tempo real, como está previsto na legislação.

Outro desafio desses portais é, além de trazer as informações, desburocratizar a linguagem técnica para que os números sejam mais compreensíveis ao cidadão. Na Prefeitura de Itapipoca, por exemplo, ainda não consta no portal o relatório de gestão fiscal (RGF) referente ao último quadrimestre de 2012. Além disso, a qualidade dos documentos fornecidos no portal da Prefeitura não permite boa visualização.

O endereço eletrônico do TCM conta com o link "portal da transparência dos municípios", onde são informados os dados de cada cidade. No local "relatórios gerenciais do SIM" são disponibilizados quadrimestralmente relatório de acompanhamento gerencial das prefeituras elaborado pelo próprio TCM. No RGF, o Tribunal analisa pontos importantes sobre as informações do Sistema de Informações Municipais (SIM), para orientar o gestor. No entanto, ao acessar o portal do TCM, o internauta irá constatar que não foram publicados, até o momento, os relatórios gerenciais referente ao último quadrimestre do ano passado.

O diretor geral do TCM, Juraci Muniz, reconhece que o prazo para que o Tribunal encaminhe esses documentos aos municípios encerrou-se em fevereiro, sendo cumprido pontualmente, embora não esteja no site. Ele faz a ressalva de que não consiste uma obrigação do TCM publicar esse material em seu portal, que, para ele, é "um mecanismo a mais para o controle social". "Nós elaboramos 552 relatórios por ano", declara, lembrando que cada um dos 184 municípios cearenses recebe três deles.

Relatórios

Questionado sobre ausência dos relatórios de gestão fiscal no portal do TCM, o diretor de Fiscalização também afirma que esse não é papel do Tribunal. Segundo justifica, são os gestores que devem publicar o material e informar ao TCM onde ele foi disponibilizado à sociedade.

Juraci Muniz acrescenta que o Tribunal fica responsável por traduzir a uma linguagem mais simples os relatórios que chegam dos municípios. Ele também esclarece que o Tribunal está passando por uma reestruturação de modo a dar mais clareza a esses números, facilitando a compreensão dos dados. "Esse projeto de reestruturação do SIM é para melhorar a qualidade das informações à sociedade", destaca.

O diretor de Fiscalização do TCM, Zivaldo Rodrigues, afirma que já existe uma equipe responsável por acompanhar os portais da transparência e, caso seja confirmado que os gestores não estão divulgando as informações em tempo hábil, o Tribunal pode instaura uma provocação para apurar a questão. O que altera o trabalho desses técnicos é que, hoje, só é obrigação do TCM acompanhar 33 portais, que pertencem aos municípios cearenses com mais de 50 mil habitantes e, a partir do dia 27 de maio, terá de fiscalizar outros 151 portais das cidades menores.


Lei complementar

Tempo real
A Lei Complementar 101, de maio de 2009, estabelece diretrizes para que órgãos públicos ampliem a transparência das informações ao cidadão. De acordo com o texto, esses dados devem ser publicados, em tempo real, garantindo a divulgação da execução orçamentária e financeira em meios eletrônicos de acesso público.

Prazo
União, estados e os municípios com mais de 100 mil habitantes tiveram um ano para se adequar à lei. Já o prazo para as cidades que possuam entre 50 e 100 mil habitantes foi de dois anos, enquanto os municípios menores, que representam a ampla maioria no País, tiveram quatro anos para se ajustar a lei, prazo que se encerra no dia 27 de maio próximo.
Fonte: Diário do Nordeste

Artista aratubense cria incríveis miniaturas de motos feitas com sucata

O aratubense Herbeson está concluindo Curso de Mecânica de Motos.

Nossa redação registrou na manhã desta segunda-feira, dia 22, duas amostras das belas miniaturas de moto, produzidas pelo jovem Francisco Herbeson Martins da Silva, aos 23 anos ele esta concluindo o Curso de Mecânica de Moto, iniciado no dia 11 de março pela Associação da Juventude de Aratuba em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

A ideia da criação das miniaturas de motocicletas veio quando Herbeson estava diante de várias peças usadas, cujo destino seria o lixão da cidade, daí em diante o jovem aprendiz vem fabricando suas miniaturas inéditas.

“Reservei uma miniatura exclusivamente para presentear o Secretário de Estado Evandro Leitão, por ocasião de sua vinda a Aratuba por intermédio da AJA, hoje estou tendo uma qualificação no mercado de trabalho graças à parceria da AJA com o governo do estado”, destacou o jovem.

A ideia de fazer miniaturas de motocicleta se transformou em um hobby. Ele se inspirou nas motos que conserta diariamente em seu trabalho na oficina do Diego Motos, e decidiu se propor o desafio de fazer a sua própria, a partir de sucata. No início ele tinha algumas dúvidas, mas depois de descobrir que tipo de material devia ser usado para cada componente, às coisas começaram a correr bem. Ele terminou sua primeira moto e notou que a cada nova que ele criava, parecia melhor que a anterior.

domingo, 21 de abril de 2013

Um Dia com Deus reúne multidão em Pai – João

Centenas de fiés organizados em caravanas participaram do evento.


Assembleianos da congregação de Novo Paraiso, receberam no último sábado, 20, fiéis da mesma igreja de congregações e cidades vizinhas. Centenas de pessoas participaram de momentos de louvor e adoração, denominado de Um Dia com Deus, o evento acontece mensalmente com a participação de bandas, pregadores e caravanas convidadas.

Foi um dia recheado de louvores e momentos devocionais, a noite o culto de encerramento foi realizado ao lado igreja, das 19:00h às 21:00h, e contou com a presença do pastor Genevilson, do dirigente da congregação, Zé Carlito e outros ministros.

Nesta edição do evento a Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Aratuba, enviou uma caravana de Jovens e adolescentes para participarem do encerramento.

“Cultuar ao Senhor é mesmo uma graça! Deus esteve presente neste evento manifestando sua glória”, conta entusiasmado o músico Uzias Coriolano.

sábado, 20 de abril de 2013

Direto da Redação - Sábado, 20 de abril de 2012




BOLA EM CAMPO – DIA 20
A Seleção Master de Aratuba joga hoje, dia 20, em casa contra os veteranos de Itapiúna, há uma expectativa para o time anfitrião recupere a atuação de seus jogadores em campo e faça bonito em casa. O jogo acontecerá às 15h45, no estadio José Joacy Pereira. 

HOJE TEM CIRCO
O Gran Circo esta com vários espetáculos na localidade de Fernandes, em Aratuba. Essa é uma boa dica para quem procura um programa diferente, nessa temporada em Fernandes, o publico poderá rir sem medida nas noites aratubenses.

PRAÇA DIGITAL EM ARATUBA
Este é o primeiro final de semana dos aratubenses com internet na Praça Adolfo Lima e imediações da Câmara de Vereados, o serviço é gratuito. Vamos aproveitar.

CELEBRAÇÃO DA JUVENTUDE
Na noite deste sábado a Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Ministério Templo Central visitará o Congregação de Novo Paraíso no Distrito de Pai – João.

CONFERENCIA MUNICIPAL DAS CIDADES
As cidades de Capistrano e Mulungu realizam na última quinta-feira, dia 18, suas 'CONFERENCIA MUNICIPAL DAS CIDADES".  Parabéns

MISS CAPISTRANO 2013
Patrícia Cunha, 19 anos foi eleita na noite do último, sábado, 13, Miss Capistrano 2013. Com esse título, a moça vai representar o município no tradicional Miss Ceará, que leva uma cearense ao Miss Brasil.

UM ALÔ DA REDAÇÃO
O alô da redação deste sábado, 20 de abril de 2013, vai para os nossos leitores das cidades de Cascavel, Mucambo, Morro Branco, Minas Gerais e Santos

APAREÇA NO ALÔ DA REDAÇÃO
Para participar no Alô da Redação basta apenas enviar e-mail paraaratubaonline@hotmail.com ou deixe uma mensagem no nosso mural do faceboock.

TCM Livra Gestores da Ficha Suja


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará está revisando decisões de julgamentos que colocavam gestores cearenses na lista dos “Ficha Suja”. O procurador federal e ex-procurador eleitoral do Estado, Márcio Torres, disse que, por isso, vários prefeitos e vereadores conseguiram “limpar a ficha” e reverter o status negativo. Ele citou os casos dos prefeitos de Pereiro, João Francismar Dias (PSD), e de Camocim, Mônica Aguiar (PSB). Mônica é mulher do deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB), que é filho do presidente do TCM, Francisco Aguiar.

Segundo o procurador, esses prefeitos tiveram contas desaprovadas pelo TCM e, na última eleição municipal, conseguiram o diploma eleitoral por meio de liminar da Justiça. Em seguida, o Ministério Público entrou com recursos contra a medida. “Nesse intervalo, o TCM modificou o julgamento e considerou as contas como regulares, liberando os gestores da inelegibilidade”, criticou Torres.

A prefeita de Camocim havia sido enquadrada na Lei da Ficha Limpa por ter contas desaprovadas pelo TCM, referentes ao período na qual ela foi secretária do Trabalho e Ação Social de Camocim, em 1999. Ela conseguiu manter a candidatura em 2012 através de liminar. No entanto, uma decisão da 8ª Vara da Fazenda Pública a incluiu novamente na lista de Ficha Suja. Mônica Aguiar venceu a disputa pela prefeitura com a diferença de 374 votos.

Já o prefeito de Pereiro teve duas reprovações de contas pelo TCM, por supostos problemas envolvendo licitações no Município. Em 2013, a pedido do gestor, o Tribunal voltou atrás. O advogado Irapuan Camurça, que defende o candidato derrotado no pleito de 2012, disse que estuda formas de recorrer contra a nova decisão da Corte de Contas.

Avaliação. O procurador federal apontou outros casos que estão sob revisão do TCM, como o do prefeito de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo (PT), e o do vereador de Fortaleza Ronivaldo Maia, ex-gestor da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização de Fortaleza (Emlurb). 

Na opinião de Torres, advogados de políticos estão recorrendo ao TCM porque, supostamente, seria mais fácil reverter sentenças desfavoráveis na Corte do que nos demais tribunais. “O Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal Superior Eleitoral foram bastante rigorosos com a aplicação da Ficha Limpa. O que sinto agora é que grandes escritórios de advocacia estão correndo ao TCM, porque por lá é mais fácil. O TCM infelizmente não está sob nenhum tipo de controle”, criticou.

O POVO procurou o presidente do TCM, Francisco Aguiar, mas a assessoria de imprensa do órgão afirmou que o Tribunal não iria se manifestar. O deputado estadual Sérgio Aguiar, marido da prefeita de Camocim, também disse que não comentaria o assunto. O POVO ainda tentou entrar em contato com a prefeita, mas o número de celular informado em seu gabinete não foi atendido. O prefeito de Pereiro também não atendeu às ligações que O POVO fez para o telefone informado pelo presidente de seu partido. (Colaborou Hébely Rebouças)

ENTENDA A NOTÍCIA

Pela Lei da Ficha Limpa, que passou a valer na eleição do ano passado, candidatos que tiveram contas condenadas por tribunais de contas tornam-se inelegíveis. A nova regra tem rendido uma batalha judicial.

Fonte: Jornal OPovo