Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012


Praça de Aratuba lotada em plena segunda-feira

Pé-de-Serra no Kiosk do Dó reuniu uma multidão na noite desta segunda-feira, o ex-prefeito Wolner Santos foi fotografado apreciando a apresentação do Forró de Origi.

A Praça Adolfo Lima esteve bem movimentada na noite desta segunda-feira (28), o forró pé-de-serra no kiosk do Dó conseguiu atrair dezenas de pessoas que dançaram e reencontram velhos amigos. No embalo da sanfona, Raína Alves e David Castro deram um show mostrando que diferentes gerações podem ter a mesma afinidade no mundo da dança, no meio da multidão o ex-prefeito Wolner Santos foi clicado curtindo o forró em família, e no incrível clique de Valber Lima, a professora Novinha foi flagrada tietando seu genro que é sanfoneiro do Forró de Origi. Nossas lentes ainda clicou o Diretor de Cultura Fábio Melo, o Diego Motos, o Geovane do kiosk, e o Alex Colares que fez participação especial com seu sax. Foram clicados também, o  Jailson com seu contrabaixo e a platéia de ouvintes que encontram nas noites das segundas-feiras uma opção de lazer e entretenimento. 
Tudo isso aconteceu no Kiosk do Dó na Praça Adolfo Lima, na cidade de Aratuba.

GALERIA DE IMAGENS 



Escola Maria Júlia realiza caminhada em homenagem às mães

Escola Maria Júlia: Educação e Saúde na promoção da vida.

Uma comemoração do Dia das Mães totalmente diferente foi promovida na manhã do último sábado (26), pela Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Júlia no município de Aratuba. As Mães fizeram uma caminhada de aproximadamente 2 km nas principais ruas da cidade, sendo incentivadas a buscarem qualidade de vida praticando atividades físicas. Antes da caminha distribuição de camisetas, dicas de saúde, alongamento coletivo e distribuição de garrafas com água. Durante todo o percurso, as mães foram estimuladas com música eletrônica.
Quem compareceu para prestigiar o momento foi o Prefeito da cidade Júlio César Lima Batista, a Secretária de Educação Adiléa Farias e o Secretário de Obras Norberto Botelho (Beto da Maré). “Esse é um momento muito importante na história de Aratuba, hoje um dia de sábado, não poderia deixar de prestigiar este evento para as mães do nosso município, aproveito a oportunidade e parabenizo cada uma delas, que com seus filhos fazem a diferença.” Disse Norberto.
A Polícia Militar apoiou  organizando o trânsito, o que possibilitou uma caminhada dinâmica e organizada. Léa Bernardino que acumula em seu currículo a fama de organizadora de eventos com requintes de qualidade, com sua equipe de profissionais fez a diferença e promoveu um evento que na opinião dos participantes ficará marcado na história de Aratuba.
Na mesma programação as mães participaram de um café da manhã seguido de apresentações artísticas e vários sorteios, no final do evento as mães receberam uma lembrança como recordação da homenagem ao seu dia. 
GALERIA DE IMAGENS 

terça-feira, 29 de maio de 2012

Segurança: PM de Aratuba ganha nova viatura tipo Hillux


FOTO: DIVULGAÇÃO
Foto: Divulgação
Em oficio da Prefeitura Municipal de Aratuba remetido por e-mail ao Governador Cid Gomes no último dia 23 de maio, o Prefeito Júlio César Lima Batista fez um relato da situação em que se encontra o município de Aratuba no tocante à Segurança Pública.
Ontem, segunda-feira 28/5, por volta das 17:30hs o Prefeito recebeu um telefonema do Secretario de Segurança Pública do Estado, Coronel Francisco Bezerra, que informou que o Governador, atendendo o oficio remetido pelo prefeito, autorizou a liberação, no prazo de 45 a 60 dias, de uma viatura tipo Hillux para o policiamento de Aratuba. Informou ainda que o Coronel Macedo, que assumiu recentemente o Comando do Policiamento do Interior, virá hoje (29), a Aratuba para, em conjunto com o Prefeito, adotar todas as providências para melhorar o grave problema de segurança do município. O Prefeito Júlio César destaca e parabeniza o Governador Cid Gomes pela pronta resposta e ação, esperando que efetivamente melhore a Segurança Pública de Aratuba.

domingo, 27 de maio de 2012

Senador Eunício não comparece a Encontro do PMBD em Aratuba

O peemedebista Gaudêncio Lucena explicou o motivo que ocasionou a ausência do senador. 

Na manhã deste sábado (26), aconteceu na cidade de Aratuba mais um Encontro Regional do PMBD sem a tão esperada presença do Senador da República Eunício Oliveira. Quem representou Eunício foi o vice- presidente do PMDB no Ceará Gaudêncio Lucena que falou em nome do Senador e justificou a razão de sua ausência.    
Gaudêncio disse que Eunício já estava de saída para o Encontro Regional do PMDB em Aratuba, mas foi convocado as pressas pela Casa Civil juntamente com outras lideranças políticas com a finalidade de discutir alternativas no combate a seca verde do Ceará. Disse ainda que o Senador fica em divida com o Maciço de Baturité em relação a sua presença e que o mesmo agendaria um outro momento de sua vinda a região, conforme palavras do próprio Senador, a fome não pode esperar. Vários prefeitos, vereadores e lideranças políticas do Maciço de Baturité, Fortaleza e outras regiões do estado do Ceará compareceram ao evento.  
Paulo Sérgio  - Presidente do PMDB de Aratuba
O Anfitrião Paulo Sérgio Pereira de Freitas que é vice-prefeito e presidente da executiva municipal do PMDB de Aratuba, conseguiu mobilizar grandes nomes peemedebistas e lideranças políticas regionais que, em solo aratubense debateram sobre a necessidade do fortalecimento de ações conjuntas para promoção da qualidade de vida da população do Maciço de Baturité e demais regiões cearenses.  
Já o prefeito Júlio César Lima Batista (PR - Aratuba), afirmou que a parceria entre PR e PMDB em Aratuba será mantida, a dupla Júlio César e Paulo Sérgio são pré candidatos para o pleito eleitoral deste ano. No encerramento do evento, o radialista Rufino Silva da FM Maior de Baturité, fez uma surpresa ao peemedebista Paulo Sérgio, entregando ao mesmo o título de Celebridade 2011. “Essa honraria divido com minha esposa, minhas filhas e com o povo de Aratuba.” Disse Paulo Sérgio emocionado.

Miss Sertão Rita Maria na 21ª Edição do Destaque de Domingo

Aos 14 anos Rita Maria Silva Paz, aluna da Escola Norberto Botelho é eleita MISS SERTÃO 2012, seu reinado vai até 2013.  
Rita Maria Silva Paz nasceu no dia dezoito de outubro do ano de mil novecentos e noventa e sete, é filha de Maria Elenir Silva Paz e Salviano Ferreira Paz, aluna do 9º ano da Escola Norberto Botelho na localidade de Marés (Aratuba), foi eleita MISS SERTÃO 2012. Rita sonha em concluir seus estudos e se formar em direito, proporcionar uma vida melhor para sua família e se realizar profissionalmente.

O CONCURSO MISS SERTÃO
A Associação de Jovens da Barriguda e Adjacências lançou no dia 20 de maio de 2012 a primeira edição do Concurso de Beleza MISS SERTÃO, o evento tem como objetivo fortalecer os vínculos entre jovens de várias regiões, promover a beleza feminina existente no sertão e colocar a região sertaneja no circuito cultural e turístico do Maciço de Baturité. 

sábado, 26 de maio de 2012

Aratuba: Pequeno foco de incêndio causa susto na entrada da cidade nessa tarde



Por volta das 15:30hs deste sábado (26), um pequeno foco de incêndio em uma plantação de bambus na divisa de um pasto de capim de propriedade dos Pereiras na entrada da cidade de Aratuba causou preocupação a motociclistas e pedestres que passavam próximo ao local. Nossa redação foi acionada e ao chegarmos ao local, entramos em contato com os funcionários da Fazenda dos Pereiras que rapidamente controlaram o fogo.  
A fumaça que tomou conta da pista central causou incomodo as pessoas que precisavam trafegar. Felizmente tudo não passou de um grande susto, não foi preciso acionar o corpo de bombeiros, não se sabe exatamente como o principio de incêndio começou, ninguém saiu ferido.  
GALERIA DE IMAGENS


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Plantão Médico: CRENÇAS E VERDADES NOS TRATAMENTOS DE CANAIS DENTÁRIOS

Dr. Hellanyo N. Lemos
Cirurgião-Dentista
CRO 5154
Especialidade odontológica popularmente conhecida como “tratamento de canal”, responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente. A endodontia também atua no tratamento clínico-terápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis conseqüências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros.

O que é o tratamento de canal?
Ele consiste na remoção da polpa dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos.

Por que um dente necessita de tratamento de canal?
De modo geral, o tratamento é indicado em duas situações:
1) quando a polpa vital se apresenta inflamada, com dor espontânea (pulpite) em decorrência da exposição da dentina por cárie profunda, fratura da coroa, retração gengival, etc;
2) quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete a estrutura que envolve a raiz, provocando inflamação da membrana periodontal e do osso de modo assintomático (granulomas e cistos).

O dente que apresenta tratamento de canal é considerado um dente morto?
Não, pois embora o dente não contenha mais a estrutura vital no seu interior (a polpa), o dente é envolvido em toda a sua superfície externa por um ligamento vivo (membrana periodontal), permitindo que esse elemento dental continue a executar suas funções normais sem nenhum prejuízo.


O tratamento de canal enfraquece os dentes?
O que causa enfraquecimento dos dentes é a perda da estrutura dental causada geralmente pela cárie que, por sua vez, leva o dente a necessitar do tratamento de canal.

Quantas sessões são necessárias para realização do tratamento de canal?
Se o profissional tiver experiência e habilidade suficientes, pode realizar o tratamento de canal em apenas uma sessão, especialmente se o dente não estiver infectado (se não houver presença de bactérias no canal). Na presença de pus, hemorragia persistente, tumefação ou em retratamentos e casos especiais, os tratamentos de canal podem serrealizados em sessões múltiplas.

Por que algumas vezes é necessário realizar o retratamento do canal?
Quando o tratamento de canal anterior não foi bem executado por algum motivo (dificuldades anatômicas, raízes com curvaturas acentuadas, canais calcificados etc., ou quando o dente não foi devidamente restaurado, pode ocorrer a recontaminação do canal pelas bactériaspresentes na saliva, levando a necessidade do retratamento.

O dente com canal tratado pode voltar a doer algum dia?
Sim. Mesmo que o tratamento de canal tenha sido bem executado, o dente pode voltar a doer se não receber restauração definitiva ou se ocorrer uma cárie profunda permitindo a recontaminação do canal.

FOTOGRAFADOS NAS RUAS DE ARATUBA - 7ª EDIÇÃO



Rebecka Medina comemora aniversário com feijoada para íntimos


Nesta sexta-feira (25) a professora Rebecka Medina comemorou seu aniversário em evento fechado para convidados íntimos, familiares e colegas de trabalho, onde foi servida uma completa feijoada com ingredientes postos separadamente.    
No comando do cardápio, mais do que uma chefe de cozinha, Alígia Medina que é mãe da aniversariante fez questão de utilizar seus segredos culinários para homenagear a filha.
Para Rebecka, o evento foi perfeito por reunir familiares e amigos, mais próximos, na inesquecível comemoração que escreveu uma nova página em sua vida. 
GALERIA DE IMAGENS 

Senador Eunício Oliveira participará de encontro regional em Aratuba


O PMDB dá prosseguimento ao trabalho de expansão do Partido nos 184 municípios do Estado e promove neste final de semana um encontro regional em Aratuba. Na pauta de discussões, além do fortalecimento regional do PMDB  em 2012, projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do Maciço  de Baturité.
Várias lideranças políticas e prefeitos do Maciço de Baturité já confirmaram presença. De olho no pleito de 2012, usufruindo o seu prestigio junto a Executiva Estadual, o presidente da executiva municipal do PMDB Paulo Sérgio Pereira de Freitas, com a vinda do Senador da República a Aratuba, busca fortalecimento do partido na esfera municipal.
Serviço
O Encontro Regional do PMDB
Local: Centro de Treinamento (Rua: Arlino Medina, Centro – Aratuba – CE.)
Horario: 9:00hs
Data: 26/05/2012

ADUC fará tradicional jantar dos namorados


Na cidade de Aratuba, os apaixonados já têm endereço certo para comemorar dia dos namorados, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus Unidos em Cristo – ADUC promoverá um jantar romântico a luz de velas no Espaço Recreativo. Os convites são limitados.
Locais de Venda dos Convites: Pousada Serrana - falar com Helena Alves celular: (85) 99974323 ou Vanessa Ellen (85) 96517836.
G e M Xerox e Encadernações - Edilanio (85) 99049074 ou Júnior Farias (85) 99922234.
OUTROS CONTATOS  
Renata Djoney (85) 96059702
Sabrina Erllen (85)99100603
Koeline Barbosa(85) 99980474   

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Aratuba: Veja como foi a Festa das Mães


As mães de Aratuba foram homenageadas na manhã do último sábado (19), no Espaço Interativo através de uma ação desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social do município. No palco de apresentações a Banda do Projeto Idade Feliz promoveu a animação de 450 mães. A abertura do evento foi marcado por uma Roda de Terapia Comunitária. Podemos definir este encontro entre mães como momentos de risos, descontração e oportunidade de fortalecer os vínculos comunitários.  A professora de educação física Paula Romany Melo ministrou uma mini oficina com atividades físicas,  no final foi servido um almoço  e cada mãe recebeu um presente. 
Veja tudo que rolou durante o evento nas lentes de Deiciane Araújo.

GALERIA DE IMAGENS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Aratuba: Pânico e correria durante assalto no centro da cidade

O atendimento no correspondente bancário da caixa econômica foi suspenso  e o clima de insegurança tomou conta da população. 

Na manhã desta terça-feira (22), o correspondente bancário da Caixa Econômica e o Mercadinho Pedro Barbosa foram assaltados por dois homens não identificados. A ação durou aproximadamente dois minutos, durante o assalto havia mais de 50 beneficiários do Programa Bolsa Família que aguardavam na fila a hora de sacarem seus benefícios. No momento em que foi anunciado o assalto, o pânico tomou conta da população no centro da cidade, comerciantes próximos ao correspondente bancário tentaram fechar as portas das duas lojas e as pessoas que aguardavam atendimento na fila do caixa saíram correndo e gritando por socorro. Ninguém saiu ferido e a quantia levada não foi divulgada.
A Policia Militar foi acionada, porém até o encerramento dessa edição não havia pistas dos suspeitos.
Só neste ano a boutique da esposa do micro empresário Pedro Barbosa já foi assaltada duas vezes. Nos três assaltados que vitimaram os micros empresários Isaura Batista e Pedro Barbosa os suspeitos sempre chegaram em uma motocicleta e faziam uso de capacete. 

Poster em homenagem a um herói anônimo de Aratuba


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Raio X: ARATUBA – Os Gentílicos - PARTE I


Com o topônimo Aratuba originou-se os gentílicos aratubense e aratubano aos habitantes. Gramaticalmente tanto um como o outro são corretos, mas a predominância é o aratubense como se constata numa simples consulta a um glossário. O Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, por exemplo, diz: “aratubense adjetivo e substantivo de dois gêneros relativo a Aratuba CE ou o que é seu natural ou habitante”. Mas alguns órgãos governamentais registram o gentílico aratubano como acontece nos sites da Aprece e IBGE. E até em documentos antigos como o do Congresso Eucarístico de 1945 aparece às expressões: “povo aratubano” e “família aratubana”. No entanto apesar de aratubense e aratubano serem linguisticamente corretos, tem-se a preferência pelo primeiro e a rejeição histórica do segundo. Isso porque em Aratuba por muito tempo rejeitou-se terminantemente o aratubano por questões culturais que sobrepujam o aspecto gramatical. É uma antiga história que envolve as pessoas do sexo masculino por acreditarem que aratubano negava a masculinidade. Por isso ainda hoje, com menos intensidade, é comum alguns homens, afirmarem que são aratubenses e não aratubanos. E essa rejeição cultural já resultou em brigas e confusões nos bares e botecos da localidade e conta-se até que um cidadão aratubense terminou seu noivado porque sua noiva o chamou de aratubano. Como sabemos Aratuba é uma palavra indianista com vários significados. Infelizmente divulga-se apenas um deles, cujo sentido é “abundância de pássaros”, ou “ajuntamento de pássaros”, da língua tupi e tal significado atualmente se mistura com a política local devido os partidos políticos se identificarem com pássaros como Pavão, Bem-Te-Vi, Andorinha e o mais recente Beija-Flor. 

Raio X: ARATUBA - Os Significados e a Altitude - PARTE II


Porém além do “abundância de pássaros” existem outros significados do termo. Estudiosos da etimologia acreditam que Aratuba vem de “ara” (lugar alto) + “tyba” (muito), cujo real sentido seria “Lugar Muito Alto”. Outro significado é aquele registrado pelo famoso romancista José de Alencar em seu livro Ubirajara, obra considerada irmã de Iracema. Lá é dito: “Aratuba que se compõe de àra – o sol e, tuba, infinito do verbo coub – estar deitado. Vem a ser a significação leito do sol, aplicado pelos índios à montanha do poente, onde o sol se esconde no seu ocaso”. (Editora Virtual Books Online M&M Editora Ltda, p.63.).” E assim segundo a pena alencarina, Aratuba quer dizer “Leito do Sol”, ou seja, “lugar onde o sol dorme”. Bem, sobre a “abundância de pássaros”, ninguém duvida. Enormes bandos de pardais, andorinhas e outros pássaros cantam e encantam nosso amanhecer. Até mesmo as avoantes aos milhares ocupam em certas épocas muitos hectares de nosso território para desovamento como noticiaram os jornais O Povo e o Nordeste em 2005. Que é um “lugar muito alto”, a própria topografia comprova, afinal Aratuba está entre as cidades mais altas do Estado, apesar de informações discordantes nesse sentido ao ponto de documentos e sites considerarem Aratuba a cidade mais alta do estado. Resumindo em um quadro a altitude de Aratuba é vista da seguinte forma:
Fonte de Informação
a Altitude
Conclusão
Folder do Dept. de Cultura, 2005
986 metros
Cidade mais alta do Ceará
Folder do Dept. de Cultura, 2010
986 metros
Cidade mais alta do Ceará
Site Guaramiranga Informa
915 metros
Cidade mais alta do Ceará
Blog Natureza e Cultura de Sara Café Aguiar
945 metros
Cidade mais alta do Ceará
IPECE – Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará
830 metros
Não é a cidade mais alta do Ceará
Wikipédia, Enciclopédia Livre
830 metros
Não é a cidade mais alta do Ceará
Site Altitudes das Cidades Brasileiras
865,7 metros
Não é a cidade mais alta do Ceará
 PAT – Plano de Ação Turístico – Maciço de Baturité
840 metros
Não é a cidade mais alta do Ceará
Percebe-se que os informes locais, sites e blogs ligados à região ou a Aratuba afirmam que a cidade é a mais alta do Ceará com uma altitude sempre acima dos 900 metros. Entre essas notícias há até mesmo muito exagero como a de 986 m, pois o Pico do Mússu em Aratuba tem um pouco mais de 1000 metros e para quem conhece, ele está muito acima da cidade. Já os dados governamentais de órgãos oficiais ou sites de estudo específico colocam Aratuba bem abaixo dos 900 metros. O próprio IPECE apresenta Aratuba com 830 metros de altitude. A cidade de São Benedito tem 903.8 metros e Guaraciaba do Norte, a mais alta do estado tem 909,1 metros. Sobre o significado de “Leito do Sol”, numa ênfase poética, basta vislumbrar o dormir do sol ao entardecer e você concordará com o conceito alencarino. Atualmente uso esse significado não por desprezo ou rejeição ao tradicional “abundância de pássaros”, mas para me afastar do partidarismo exacerbado no município, pois como se diz “em Aratuba tudo vira política”. Infelizmente o uso de uma simples camisa com imagem de pássaros na semana do município faz alguns pensarem mais nos partidos políticos que na etimologia da palavra, mas acredito que a foto de um lindo pôr do sol aratubense desassociaria tal influência político-partidária da cabeça das pessoas.

Raio X: ARATUBA – O Território - PARTE III


Com a lei nº 3.563 de 29 de março de 1957 decretada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Paulo Sarasate, foram fixados os limites territoriais do município, e desse ato surgiram problemas territoriais com o vizinho Canindé ao Oeste. E assim nossas áreas territoriais se contrapõem. Um mapa do PAT/Plano de Ação Turístico - Maciço de Baturité, com base no IBGE de 2000 informa que a Área Territorial de Aratuba é de 165 km². Mas um mapa do Serviço Geológico do Brasil de 1998 apresenta uma configuração cartográfica menor e diferente. Já o IBGE no censo de 2010 mostra Aratuba com uma área de 115 Km². Para os alunos que brincam que Aratuba de tão pequena não aparece no mapa, o “pequeno pontinho” no estado ficaria ainda menor na cartografia cearense caso essa informação territorial do IBGE fosse correta. Brincadeiras a parte esse é um assunto sério e é preciso entendê-lo, pois mexe com os índices populacionais que por sua vez envolvem menor ou maior recurso para o município. Quando os limites territoriais do município foram estabelecidos pela lei 3.563, já fazia anos que Aratuba era distrito de Pacoti e nesse tempo os limites com Canindé no lado sul era com a estrada Itapiuna–Canindé até o rio Marés. Depois de 1957 com a emancipação por força da lei os limites entre os dois municípios foram fixados pela encosta da serra, ou seja, pela ladeira de Marés, que corresponde entre o Videl e Urubu. Isso significa que as pessoas que moram na Parada e Vídel que sempre se sentiram histórica e economicamente ligadas a Aratuba atendidos até hoje em saúde, educação, transporte e investimento de estradas pelo município serrano e não por Canindé, desde então passaram a ser legalmente contados como canindeenses. E é assim que são vistos nos censos brasileiros. Muitos esforços já foram empreendidos para resolver esse dilema sem sucesso e a razão disso segundo o prefeito Júlio César é que a legislação que trata de limites territoriais no Brasil está parada, em tramitação no Congresso Nacional. Somente através de um plebiscito consultando a população de Aratuba e de Canindé é que a questão poderá ser resolvida. Intermediada pela APRECE, em duas tentativas, estive como Prefeito reunido com o Prefeito de Canindé, para resolver o assunto através de acordo, o que, infelizmente não foi possível.” 
E se não bastasse os problemas limítrofes do lado Oeste, temos ao Norte com o nosso vizinho Mulungu algo mais preocupante com os dados do último censo 2010. Aqui trata-se dos impasses das coordenadas cartográficas dos antigos mapas da SUDENE que não correspondem em detalhes com a moderna precisão dos GPS(Sistema de Posicionamento Global), cujas coordenadas são estabelecidas por satélite. Essas informações precisas são usadas pelo IBGE nos censos e como acaba havendo distorções entre os marcos territoriais da lei e os do GPS, então esses marcos mudam e prejudica os municípios, o que aconteceu em Aratuba no IBGE 2010. O próprios prefeito Júlio César já fez essa observação e reclamação ao Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará(IPECE) que já prometeu uma revisão para corrigir os equívocos, mas ate o momento não o fez. Isso é grave porque a região da Pindoba é histórica e legalmente de Aratuba e não de Mulungu. Apesar do IBGE colocar Aratuba com 115 km² de área territorial, isso está equivocado, pois o IPECE num estudo de 2011 diz que o município tem 142 km² de área.

Raio X: ARATUBA – A População - PARTE IV


Historicamente nosso primeiro “censo” aconteceu no ano de 1922, no primeiro paroquiado do Pe. Gerardo Plácido Broders¹ quando ele de casa em casa contou os habitantes de Coité. Oficialmente o primeiro censo de Aratuba foi em 1970 e desde então a população vem aumentando e diminuindo num ritmo que acompanha os problemas territoriais no decorrer dos anos. O seguinte quadro que preparei fará você compreender melhor o desenvolvimento populacional de Aratuba. 
POPULAÇÃO DE ARATUBA 1922 - 2010
ANOS
1922
1970
1980
1991
1995
1996
2000
2007
2009
2010
População
461
10.558
12.430
10.578
9.813
11.523
12.359
12.129
12.478
11.410
Urbana
.........
850
1.070
1.510
1.690
..........
2.157
3.042
...........
3.769
Rural
.........
9.708
11.360
9.68
8.123
..........
10.202
9.087
...........
7.760
Homens
202
5.481
6.410
5.586
.........
...........
6.419
6.211
...........
5.823
Mulheres
259
5.077
6.020
4.992
.........
...........
5.940
5.892
..........
5.706
Explicação das Fontes: Para o ano de 1922 usei os registros de dados não oficiais do padre Gerardo Plácido Broders. Para os demais usei o IBGE nos censos de 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010. Os anos de 1995, 1996, 2007, 2009 são estimativas. Utilizei ainda os sites da Funceme, Ipece e da Uol Notícias Censo 2010.  

Observando esse quadro concluímos que: 

Existe uma variação na contagem populacional de Aratuba meio estranha do tipo: ela cresce de 1970 a 1980 e diminui de 1980 a 1990 e depois volta a crescer entre 1990 e 2000; e volta de novo a diminuir no censo de 2010 e confirma a estimativa de 1996;

Somos um município ruralista apesar de um progressivo processo de urbanização nas últimas décadas como tem ocorrido no Brasil e no mundo. Isso direciona as políticas públicas que embora voltadas para todos, devem principalmente atender as necessidades básicas da grande parcela da população que vive em sítios e comunidades, cercados por problemas na agricultura, pecuária, recursos hídricos, economia, estradas, saúde e educação;

Com exceção dos dados não oficiais do Pe. Gerardo Plácido Broders no ano de 1922, em todos os censos do IBGE os homens são sempre maioria em Aratuba, porém essa maioria que alcançou uma diferença de 594 homens a mais em 1991, no censo de 2010 eles são 117. E isso não significa que os homens vivam mais, pois segundo dados do SARGSUS – Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão, numa estimativa da população de 2010 em sexo e faixa etária as mulheres são maioria a partir dos 50 anos e chegam à velhice em maior número. E isso é confirmado pelo Perfil Básico dos Municípios do Ceará feito em 2011 pelo IPECE – Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. O SARGSUS ainda diz com base no censo de 2000 que Aratuba tem uma predominância da cor parda com 6.711 pessoas; em segundo a cor branca com 4.150; depois os negros com 1.066; os indígenas com 98; os amarelos com 45 e  289 pessoas não declaram sua cor;

E por último percebe-se que o crescimento da população urbana que era de 850 pessoas em 1970, passou para 3.789 em 2010 o que deve chamar a atenção dos gestores públicos municipais, pois atrelado a esse crescimento urbano tem-se o inchaço da cidade gerando problemas sociais nas áreas de moradia, saneamento, eletrificação, saúde, educação e geração de emprego e renda.

Em síntese, Aratuba é a terra do “Leito do Sol”, localizada na região do Maciço do Baturité numa altitude de 830 metros a nível do mar, estando entre as cidades mais altas do Ceará com uma área de 142 km² e uma população de 11.410 aratubenses.


Contatos com o colunista:
ggalves1@hotmail.com Cel. (085)96638929
Notas
¹ O Primeiro paroquiado de Gerardo Plácido Broders se deu entre fevereiro de 1922 a dezembro de 1925 e o seu segundo paroquiado de agosto de 1928 a abril de 1930. Ele realizou o recenseamento no ano de 1922. Documento da paróquia diz que “o vigário fez o recenseamento de casa em casa, área de sua jurisdição, encontrando 202 homens e 259 mulheres.” A expressão “área de sua jurisdição”, deve referir-se a sede e aos sítios e quando diz “o vigário fez” dar a entender que ele realizou a contagem sozinho, mas quem sabe teve ajuda de auxiliares.

Bibliografia 
E-mail do prefeito Júlio César Lima Batista ao autor do artigo
http://altitude.entrecidadesdistancia.com.br
http://naturacult.blogsport.com.br
http://www.flickr.com/photos/haratuba/page5. Fotos de Carlos Henrique Germano
http://www.guaramirangainforma.com.br
http://wwwaltitude.entrecidadesdistancia.com.br
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – www.ibge.com.br
Informativo Aratuba Construindo a Cidadania – Prefeitura de Aratuba, 2010
Informativo Aratuba Pertinho do Céu – Prefeitura de Aratuba, 2005
Ipece – Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará – www.ipece.ce.gov.br
Secretaria de Saúde do Município
Um aspecto do espaço urbano de Aratuba: A historicidade da Paróquia São Francisco de Paula. Manuscrito de pesquisa científica apresentado na cadeira de Fundamentos da Geografia, na UECE, no ano 2000 pelos professores do Grupo Corujão.